sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Tipos de Climas do Mundo

Duas áreas em diferentes lugares do planeta nunca terão o mesmo clima. O que elas podem ter em comum é uma definição feita para tornar compreensíveis os complexos modelos climáticos existentes. Essas classificações são dividias em dois grupos fundamentais:
-Classificação estática ou genérica: Baseia-se no comportamento dos elementos climáticos ou em suas características gerais, como, por exemplo, a classificação de Köppen. Essa classificação, baseada nos elementos climáticos de temperatura e pluviosidade, apresenta cinco tipos de climas principais, que são representados por letras maiúsculas. Cada um destes se subdivide em outros grupos.

-Classificação dinâmica ou genética: Baseia-se no estudo dos elementos que explicam as causas do clima ou de sua dinâmica, como, por exemplo, a classificação de Strahler, que se fundamenta no controle do clima pelas massas de ar. Ela distingue três grupos: os de latitudes baixas, massas de ar tropicais e equatoriais, os de latitude media, massas de ar tropicais e polares, e os de latitude alta, massas polares e árticas ou antárticas.

Os principais tipos de clima são:

Equatorial: Ocorre em zonas equatoriais;, é caracterizado por temperaturas altas e grande concentração de umidade. Os índices pluviométricos e as médias anuais de temperatura variam de acordo com o lugar.

Tropical: Tem duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa. A primeira ocorre entre os meses de maio a setembro e a segunda de outubro a abril. Os índices pluviométricos são de 1.000 a 2.000 mm.

Subtropical: Apresenta uma grande amplitude térmica no decorrer do ano, as chuvas são distribuídas e há quedas de temperatura na estação do inverno, podendo nevar. No verão as temperaturas são semelhantes ao tropical.

Temperado Oceânico: Também chamado de maritimidade, o mar influencia as temperaturas fazendo o inverno menos frio, além de amenizar a estação do verão.

Temperado Continental: Ocorre uma grande diferença de temperaturas entre inverno e verão. Isso significa que no inverno as temperaturas são extremamente baixas e no verão extremamente altas.

Mediterrâneo: Nesse restrito clima é possível perceber todas as estações do ano, apresentando verões quentes e invernos chuvosos.

Desértico: Enorme amplitude térmica e índices pluviométricos baixos, em torno de 250 mm.

Semi-árido: Possui temperaturas elevadas durante o ano e chuvas irregulares, por isso os índices pluviométricos não superam 600 mm anuais.

Subpolar: Os índices pluviométricos variam de 200 a 1.000 mm ao ano, na estação do inverno as temperaturas são abaixo de 0ºC e no verão se elevam para uma média de 10ºC.

Polar: é caracterizado pela presença constante de neve e gelo e as temperaturas registradas sempre se encontram abaixo de zero. Os invernos são extremamente rigorosos e os verões, secos.



Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO